Powered By Blogger

CINEMA, MÚSICA, PINTURA

Este Blog é produzido e dirigido por:



Denison Souza, arte-educador, escritor free lancer;

meu trabalho já foi publicado no Jornal do Recôncavo e Correio da Bahia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EU ME IMPRESSIONO COM O DRAMA NA TELA


É isso...eu gosto de ver um belo retrato como a de Monalisa numa tela, mas o que mais me deixa de queixo caído são as grandes pinturas que enfeitam palácios, igrejas e scuolas na Europa, ricas em personagens e planos diferentes, ângulos diversificados e uma organicidade espetacular que nos fazem sentir a unidade da obra, mesmo que não entendamos de estética. E as cores? Vivas, quentes, vibrantes...e o claro/escuro? Espetacular! Pinturas de Rubens, Tiepolo, Caravaggio, Rafael ou Tintoretto me remetem a este mundo maravilhoso do dramático na pintura...não só no barroco, mas no maneirismo e mesmo na última fase da renascença...qualquer período tem estes quadros ou afrescos imensos que embelezam as paredes de palácios, igrejas, scuolas nobres...eu me impressiono com o drama nestas pinturas...eu fico realmente arrebatado, atônito, afônico, emocionado...


Vou fazer uma confissão...me emocionei muito mais com as pinturas de Tintoretto na Scuola Grande di San Rocco, em Veneza (foto acima), do que com as pinturas de Michelângelo na Capela Sistina, no Vaticano...acho as salas de Rafael no Vaticano também muito mais emocionante...tudo é uma questão de gosto pessoal...mas, todas elas têm algo em comum...são dramáticas e ricas em movimentos e cores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário