Powered By Blogger

CINEMA, MÚSICA, PINTURA

Este Blog é produzido e dirigido por:



Denison Souza, arte-educador, escritor free lancer;

meu trabalho já foi publicado no Jornal do Recôncavo e Correio da Bahia

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O GÊNIO DA PANTERA COR-DE-ROSA




Henry Mancini foi um dos compositores de trilhas cuja importância reside em ter aberto um divisor de águas na História da Música para o Cinema, ao colocar o chamado mainstream jazz na trilha do filme A Marca da Maldade, dirigido em 1958, por Orson Welles.
Antes da geração de Henry Mancini, a trilha sonora de um filme no cinema americano era quase que exclusivamente sinfônica, grandiloqüente.


As composições pelas quais Henry Mancini é mais conhecido incluem Moon River (a canção tema do filme Bonequinha de Luxo) e os temas dos filmes A Pantera Cor-de-Rosa e Charada, bem como o tema do famoso Pássaros Feridos, minissérie de 1983, exibida no Brasil pelo SBT desde 1985. Ele compôs também o famoso tema de 007 e Missão Impossível.


O famoso tema da Pantera Cor-de-Rosa é um clássico do jazz, simples, memorável. Todos conhecem aquele sax contralto bem tocado por Plas Johnson, meio tímido, cuidadoso como o andar de um felino, timbre classudo, com um acompanhamento de orquestra sutil e coadjuvante...belas viradas sutis de bateria executadas por Frank Capp...
Para quem deseja ouvir a orquestra original de Henri Mancini, com o mestre na batuta, executando A Pantera Cor-de Rosa, acesse

http://www.youtube.com/watch?v=jBupII3LH_Q

3 comentários:

  1. Não foi Waltel Branco quem compôs o arranjo da pantera cor-de-rosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação Wanderléia, sou de Paranaguá cidade natal de Waltel Branco e todos achamos estranho ele não ter créditos na composição deste belo Tema.

      Excluir